Cotidiano

Prometidas para dezembro, novas cédulas são mistério na Venezuela

VENEZUELA-ECONOMY_

CARACAS – Há quase um mês, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que cédulas de 500 bolívares fariam parte do novo conjunto monetário que seria usado no país. Mas, até agora, apesar de o mandatário ter avisado que quatro aviões carregados do novo dinheiro haviam chegado, ninguém viu as novas notas, prometidas para entrar em circulação em 15 de dezembro passado. Em vez disso, apenas as pequenas moedas de 50 bolívares já estão sendo usadas na praça, desde o último dia 28. Venezuela

As entidades financeiras privadas venezuelanas não só estão à espera de que o Banco Central (BCV) coordene o envio das novas cédulas, como também aguardam receber notas atuais, que, segundo fontes do setor, não são enviadas já faz duas semanas.

Sob a condição do anonimato, funcionários de bancos e outras instituições contaram ao site ?La Patilla? que a última vez que receberam do BCV os valores de 2, 5, 10, 20, 50 e 100 bolívares foi na penúltima semana de dezembro.

? Não sabemos quando vai se normalizar o envio das remessas de cédulas atuais. Muito menos menos quando vão enviar as novas notas de 500, que estariam chegando ao país em 18 de dezembro ? afirmou uma fonte.

Outra fonte acrescentou que, quanto mais tarde o BCV enviar o dinheiro aos bancos, mais vai atrasar o processo de distribuição às entidades financeiras do interior da Venezuela, e mais tempo será necessário para se atualizar os caixas eletrônicos.

? É um processo que demora entre 30 e 45 dias. Estamos pedindo que se envie ao menos uma cédula, uma amostra para começar a programação, mas, até agora, nada.