Cotidiano

Promessa é de seca e temperaturas elevadas

Previsão alerta para baixos índices de precipitação e possibilidade do La Niña

Cascavel – O inverno extremamente seco, com umidade do ar baixíssima e com temperaturas batendo a casa dos 30ºC durante todo o mês de setembro se despede hoje, mas o que muda de fato é apenas o nome da estação, já que as condições climáticas continuam as mesmas.

A primavera dá as caras às 17h02 de hoje e segue até o dia 21 de dezembro com a promessa de registros idênticos aos vividos nas últimas semanas, ao menos assim que deverá ser pelos próximos dias.

As chuvas tendem a ser mais regulares no Paraná no próximo mês, mas elas deverão permanecer escassas nos meses seguintes.

O calor vai reinar e a expectativa é que a estação das flores tenha temperaturas máximas acima da média histórica.

O Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) reforça que aquela expectativa que a chuva comece a cair com mais regularidade a partir da metade do mês que vem não deverá ser confirmada. As famosas massas polares não deverão chegar com mais intensidade e assim não há previsão de frio atípico.

Com base na previsão do ClimaTempo, a estação também traz poucas alterações nos totais mensais de chuva na região Sul. No Paraná o acumulado no mês que vem pode ser superior à média mensal, fruto das pancadas torrenciais, o que não significa que a precipitação será verificada por muitos dias.

Em novembro os termômetros registrarão temperaturas mais elevadas nos três estados do Sul e com chuva bastante irregular.

Em dezembro estas tendências deverão se repetir, mas com menos chuva que o necessário.

La Niña

Já o Instituto Nacional de Meteorologia destaca que há um aumento da probabilidade, de 55% a 60%, de ocorrer o fenômeno La Niña no Sul durante a primavera e verão de 2017/2018. Diferentemente do El Niño, o fenômeno consiste na diminuição da temperatura das águas do Pacífico.

Os meteorologistas confirmam essas previsões em parte devido ao resfriamento recente das anomalias de temperatura superficial e subsuperficial. No entanto, não há condições técnicas para que o fenômeno ocorra, uma vez que o que se vive agora é um período de neutralidade.

Na região os termômetros seguem nas alturas nos próximos dias e não há previsão de chuva expressiva, mas um pequeno volume de precipitação pode ser registrado no sábado. Na sexta-feira da semana que vem há a possibilidade de chover pelo menos 21 milímetros.

Simepar

Já o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) afirma que a distribuição das chuvas durante a nova estação deve acompanhar a média histórica no Paraná onde a primavera se caracteriza pelo retorno das chuvas abundantes. “Outubro inicia com um desvio positivo de chuvas ao longo da Bacia do Rio Iguaçu com 50 a 70 milímetros acima da média”, informa o meteorologista do Simepar, Cezar Duquia. Nas demais regiões as chuvas ficam dentro da média climatológica histórica, com variações mensais. Para novembro estão previstas chuvas dentro da média e em dezembro devem ficar abaixo em todas as regiões paranaenses. Quanto às temperaturas, a previsão é de comportamento na média no primeiro mês. Em novembro e dezembro, devem variar entre a média e acima dela.