Esportes

Promessa do Fla será observada por olheiros no Barcelona, no Sul-americano Sub-17

64019239_SG São Gonçalo 16-01-2017 - Vinicius Júnior do Flamengo é destaque na Copinha. Foto divulga.jpgOs passos do atacante do Flamengo Vinicius Júnior, de 16 anos, continuam sendo acompanhados, de perto, pelo Barcelona. Depois de monitorarem o jogador na Copa São de Futebol Júnior, os observadores do clube catalão estarão presentes no Sul-Americano Sub-17, no Chile, a partir do dia 23 deste mês. As primeiras observações foram bem positivas e, no relatório entregue aos espanhóis, estão destacadas a velocidade, a habilidade e o nível técnico do garoto.

Não é de hoje, no entanto, que olheiros do futebol europeu rondam o jogador. Há alguns anos, o próprio Barcelona, além de outros times, como o Manchester City, Manchester United e Chelsea dedicam atenção ao jovem. A diretoria do Flamengo, no entanto, descarta uma negociação precoce para não queimar etapas na formação do jogador.

Apesar de já ter treinar entre os profissionais, ele ainda não fez sua estreia no time profissional do rubro-negro. Porém, o jovem pode debutar na equipe principal, ou ser relacionado pelo menos, logo após o Sul-Americano. A ideia da diretoria, no entanto, é fazer a transição do sub-20 para os profissionais com cautela.

Segundo o contrato atual do atacante, a multa rescisória para o exterior é de 30 milhões de euros (cerca de R$ 100 milhões), valor que pode ser reajustado em caso de renovação contratual. Assinado no ano passado, o vínculo vai até 2019, com salário de R$ 10mil mensais. No acordo, o Flamengo ficou com 80% dos direitos econômicos. Os 20% restantes pertencem a investidores, sendo majoritária a Traffic, que agencia Vinícius.