Cotidiano

Prólogo de 'Escrava Isaura', 'Escrava mãe' estreia na Record nesta terça

EscravaMAE.jpgRIO – Juliana não é tão conhecida quanto a filha, Isaura. Mas é parte importante da trajetória da mocinha, protagonista do romance ?A escrava Isaura? (1875), de Bernardo Guimarães, e das adaptações homônimas da Globo, em 1976, e da Record, em 2004. Agora, Juliana ganha uma novela para chamar de sua. ?Escrava mãe? estreia nesta terça-feira, dia 31, às 19h30m, na Record. A novela refaz a saga da personagem, que chegou ao Brasil na barriga da mãe, egressa de um navio negreiro da África.

Autor da novela, Gustavo Reiz explica que seu ponto de partida foi criar exatamente o que as pessoas não conheciam: a chegada de Juliana (Gabriela Moreyra) à fazenda, o rapto de seus pais na África, suas relações com a família que a adotou, com os outros escravos e com Miguel (Pedro Carvalho), português por quem se apaixona.

? O público sabe que desse amor sairá Isaura, mas conhecerá uma história completamente nova, com elementos clássicos do folhetim ? diz ele.

As tramas paralelas, adianta o diretor Ivan Zettel, mostram o anseio dos escravos por liberdade, os desmandos da Coroa portuguesa e a censura de Portugal às ideias progressistas que já fervilhavam na Europa.

Saiba quem é quem em ‘Escrava mãe’? Mas abordaremos, principalmente, a questão da escravidão e do racismo, que deixaram marcas profundas em nossa sociedade até hoje ? lamenta Zettel.

Por conta do horário, continua ele, as cenas de violência física e verbal contra os escravos foram mitigadas:

? Estamos retratando sem medo e com muita pesquisa o horror de um período triste e vergonhoso da humanidade. Não precisamos mostrar a violência explícita para falar que ela existiu.

A novela acabou tendo sua estreia adiada por causa da continuação de ?Os dez mandamentos? e já foi toda gravada. Os personagens são os clássicos do melodrama. Zezé Motta é Tia Joaquina, uma das escravas mais antigas do Engenho do Sol, fazenda açucareira para onde Juliana vai. Taís Fersoza é a vilã Maria Isabel, que disputa com a escrava o amor de Miguel. E Juliana é a mocinha que vai à luta.

? Ela é guerreira, questiona a situação, o motivo de as pessoas serem diferenciadas pela cor da pele ? diz Gabriela.