Esportes

Projetos sociais em comunidades

O Complexo Esportivo da Rocinha e a Vila Olímpica do Sampaio estão entre os principais projetos sociais mantidos pelo Estado

Rio de Janeiro – O Complexo Esportivo da Rocinha e a Vila Olímpica do Sampaio estão entre os principais projetos sociais mantidos pelo Estado do Rio de Janeiro. O primeiro, com 15 mil metros quadrados, conta com duas piscinas, campo de grama sintética, quadra poliesportiva, espaço para lutas com ringue, tatames e octógono, pista para skate, patins e BMX, e uma quadra de saibro para tênis. Nele são disponibilizadas atividades de futebol, futsal, natação, ginástica, alongamento, hidroginástica, voleibol, tênis de mesa, polo aquático, taekowdo, capoeira, rúgbi, boxe, muay thai, skate, bike, patins e tênis.

Lá funcionam os projetos sociais do lutador Anderson Silva, do judoca Flávio Canto e do jogador Léo Moura, além da primeira escola pública de basquete da NBA, além de outros. No geral, essas escolinhas funcionam também em outras localidades e contam com o fornecimento de material esportivo e/ou professores estaduais para aplicar o método de ensino dos renomados desportistas. O Instituto Reação Flávio Canto, por exemplo, está presente também no Degase, que é onde ficam menores infratores que cumprem medida socioeducativa. Já o projeto do ex-lateral do Flamengo está presente em mais de 10 cidades – são 20 núcleos em parceria com escolas das comunidades, cada um com 250 jovens.

O também lutador José Aldo mantém projeto em parceria com o Estado na comunidade da Maré, onde cerca de 400 jovens praticam quatro modalidades (jiu-jítsu, judô, boxe e luta olímpica).