Educação

Projetos de estudantes podem se tornar lei no Paraná

Propostas podem ser inscritas na Alep até o dia 8 de julho

As inscrições para o programa Geração Atitude 2018 estão abertas até o dia 8 de julho. Projetos de lei escritos por estudantes do Ensino Médio da rede estadual com orientação de professores poderão ser inscritos.

O programa desenvolve duas etapas buscando ampliar o interesse dos jovens para temas como: cidadania, democracia, política, eleições, voto consciente, além do funcionamento do Ministério Público e dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem se tornar agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam sua escola, bairro, cidade, estado e país.

Na etapa “Geração na Escola”, professores orientadores realizam os estudos e debates com os estudantes, dinamizando a leitura e estudo do Guia do Cidadão e posteriormente, ocorrem palestras nas instituições de ensino sobre estes temas, com a participação de promotores de Justiça, do Ministério Público.

Segundo a Técnica Pedagógica do Núcleo Regional da Educação de Cascavel que coordena essas ações, Carla Cristina Manarin Carrera, já aderiram ao programa e estão sendo contemplados com palestras os seguintes colégios estaduais: Brasmadeira, Padre Carmelo Perrone, Jardim Clarito, Presidente Costa e Silva, Eleodoro Ébano Pereira, Professor Francisco Lima da Silva, Marilis Faria Pirotelli, Jardim Santa Cruz, Professor Victório Emanuel Abrozino e Wilson Joffre.

De todos os projetos inscritos, um de cada NRE será selecionado para a “Caravana da Cidadania”, etapa prevista para ocorre entre os dias 19 e 23 de novembro. A divulgação dos projetos selecionados será no dia 16 de agosto e o resultado final, com a premiação do Projeto vencedor, ocorrerá em 20 de novembro, durante a Caravana da Cidadania, em Curitiba.

Os autores das 32 melhores soluções para problemas observados pelos estudantes de todo o Paraná e seus respectivos professores orientadores serão premiados com uma viagem a Curitiba, onde conhecerão as sedes dos poderes públicos. Dentre os projetos de lei selecionados, um ou mais poderão se tornar lei.

Um exemplo é o projeto vencedor de 2017, do estudante Douglas Froelich, de Cruz Machado (NRE de União da Vitória), sobre a instituição do Dia e da Semana de Prevenção e Combate ao Bullying, que está prestes a virar lei no Paraná. A proposta está em tramitação no Poder Legislativo.

Sobre o Geração Atitude

O Geração Atitude foi desenvolvido em 2015 pela Assembleia Legislativa do Paraná com apoio da Secretaria de Estado da Educação, Tribunal de Justiça do Paraná, Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado e Ministério Público do Paraná. No ano seguinte foi instituído oficialmente pela lei estadual 18.763, a partir do projeto de lei da estudante Ingrid Ribeiro Serafim de Souza, orientada pelo professor Márcio Rogério Penachio, do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt, de Cianorte, participantes da primeira edição.