Cotidiano

Projeto vai fomentar fruticultura no Oeste

Santa Helena – A produção de frutas pode se transformar em uma interessante fonte de renda a minis e a pequenos produtores rurais de cidades do Oeste. Essa é a proposta de um projeto de desenvolvimento e fomento da fruticultura que tem, entre os parceiros, Iapar, CAP (Centro Avançado de Pesquisas), a Itaipu e a Biolare, Cooperativa de Assistência Técnica do Paraná.

O assunto foi tratado nesta semana em Santa Helena em reunião que contou com a presença do prefeito eleito Airton Copatti, do futuro vice Evandro Grade e de representantes de sindicatos ligados ao setor primário. O consenso é de que a ideia pode contribuir, além de elevar o retorno da propriedade rural, para melhorar as condições de vida das famílias e incentivar uma nova fonte de riquezas à região.

O objetivo dos parceiros é de iniciar o projeto, com orientações e incentivos de plantio de frutas, já a partir do ano que vem. Somente a Biolare tem 1,3 mil produtores assistidos, compreendidos em uma região geográfica que vai de Foz do Iguaçu a Guaíra. Entre as espécies com potencial financeiro estão o mamão, o abacaxi e o maracujá. “Vamos multiplicar informações e ampliar a assistência junto aos agricultores inclinados a ter seus pomares”, diz o presidente da Biolare, Douglas Kunz.