Cotidiano

Projeto une ambulantes e publicitários em troca vantajosa

2016 899522990-201603302222329295.jpg_20160512.jpgRIO? Ao idealizar o seu trabalho de conclusão de curso da universidade, o publicitário recém-formado Spartakus Santiago mirou em dois objetivos: mostrar que a publicidade pode ser boa para a sociedade e fazer a diferença na vida de alguém. Assim nasceu o projeto ?Abrace uma marca?. A iniciativa conecta publicitários e ambulantes em uma relação benéfica para ambos. O profissional desenvolve um trabalho para a marca do ambulante e, por outro lado, ganha material para o seu portfólio.

Para mostrar que a ideia poderia dar certo, Santiago contou com uma inspiração e tanto no bairro onde mora. Michelle Costa chamou a atenção do publicitário em Ipanema com seu jeito único de gritar ?Sanduícheeee naturaaal? para anunciar seu produto vendido na praia.

? Já conhecia a Michelle de vista, graças ao seu famoso grito. Todos a conhecem e a adoram. Eu a escolhi por ser uma vendedora icônica da praia, que representa não só o comércio ambulante, mas o Rio ? conta.

O grito que prolonga o som das vogais nas duas palavras sustenta a simpática ambulante há 16 anos. Mas ela não tinha nem cardápio antes de cruzar com Santiago. O publicitário desenvolveu um projeto que envolveu branding, design, fotografia e direção de arte. Além de uma logo cheia de personalidade, Michelle ganhou um menu com nomes originais para os seus sanduíches, como o ?Larica light?, e imagens da fotógrafa Nathália Lovati.

? Queria fazer um trabalho que não fosse apenas publicitário, mas também relevante socialmente. A publicidade passa por muitas críticas sobre o esvaziamento de sentido, por isso queria fazer algo que mostrasse que ela é realmente útil e vai além da venda do produto ? explica.

2016 899524129-201603302234339314.jpg_20160512.jpgO resultados foram imediatos. As vendas da ambulante dispararam.

? As minhas vendas melhoraram 100%. Antes, eu levava dez sanduíches e ainda sobravam três ou dois. Hoje, eu levo mais de 30 e não sobra nada. Foi algo muito bom na minha vida. Eu não tenho palavras ? relata.

Para Santiago, essa é a maior recompensa:

? Este trabalho foi além da função de me aprovar na faculdade. Saber que eu posso ajudar a melhorar a vida de outra pessoa é muito gratificante. Dá a sensação de que valeu a pena, de que não foi superficial. Fiquei muito feliz com o resultado, por ela e por mim ? afirma.

Agora, Santiago quer levar à frente o projeto que lhe rendeu uma nota 10 na Universidade Federal Fluminense.

? Eu preciso arranjar alguém ou dinheiro para programar o aplicativo. Isso pode vir através de crowdfunding ou de algum programador interessado em apoiar a iniciativa. Também estou procurando pessoas para me ajudar. É só entrar em contato comigo por meio das redes sociais (@eu.spartakus).