Cotidiano

Projeto Transformar: Mostra encerra atividades de 2015

Mais de 600 pessoas compareceram aos espetáculos

Cascavel – O Cine Teatro Coliseu, anexo ao Centro Cultural Gilberto Mayer, foi palco da 6ª edição da Mostra Cultural Artistas em Construção, que marcou o encerramento das atividades anuais do Projeto Transformar, idealizado pela Secretaria de Cultura e que oferece aulas gratuitas de música, dança e artes plásticas para crianças e adolescentes.

Mais de 600 pessoas compareceram aos espetáculos, nos quais o público pode conferir, além das apresentações de teatro, música e dança, as obras produzidas pelos alunos das oficinas de artes plásticas, numa exibição montada no Centro Cultural Gilberto Mayer e que permanece aberta para visitação até esta quarta-feira (23).

O espetáculo

No palco, os alunos se revezaram num espetáculo que envolvia as várias expressões artísticas trabalhadas nas oficinas que o projeto oferece.

“Acho que a função essencial do Transformar é a socialização. A maioria dos alunos que inicia as aulas de interpretação é muito tímida, mas aos poucos passa a se soltar e nós enxergamos vários talentos nascendo”, destaca a professora de teatro Solange Esequiel.

“Na mostra podemos perceber a qualidade do trabalho desenvolvido, alunos exibindo talento e evolução no aprendizado, além de professores muito bem preparados”, ressaltou a coordenadora administrativa do Teatro Municipal e do Centro Cultura, Lucia Araújo.

O projeto

O Transformar teve início em 2010 com o intuito de disseminar cultura nos bairros de Cascavel, oferecendo aos alunos aulas de diversas expressões culturais. Atualmente são ministradas aulas de violão, violino, teatro, hip-hop (dança), instrumentos de sopro, desenho artístico e mangá.

As aulas são realizadas no Centro Cultural Gilberto Mayer, no Teatro Municipal, na Casa da Cultura Zona Norte, do Bairro Periolo, e na sucursal da Biblioteca, no Bairro Cascavel Velho. No ano de 2015 a direção empenhou-se em realizar aulas em outros bairros que ainda não eram contemplados pelo projeto, como Tarumã, Jardim Aclimação e Jardim União. A expectativa é de que as inscrições para 2016 sejam abertas em março.