Esportes

Projeto social de jiu-jítsu de Cascavel comemora pódios

Copa Pantanal de Jiu-Jítsu, no último fim de semana, em Mundo Novo (MS), que reuniu 180 atletas do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Paraguai

Cascavel – Projeto social que há duas semanas completou um ano de existência, o Das Ruas para o Tatame comemorou a conquista de oito medalhas de ouro para Cascavel na Copa Pantanal de Jiu-Jítsu, no último fim de semana, em Mundo Novo (MS), que reuniu 180 atletas do Paraná, Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

Para o professor Sérgio Vidal, que utiliza para os treinos a estrutura do CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) Jair João Bordignon, ao lado do Estádio Olímpico Regional, a surpresa foi ver mãe e filho juntos no pódio.

“O Vitor [de 10 anos] começou a treinar logo no início do projeto e sua mãe [Margarida] sempre o acompanhou. A interação entre os dois aumentou, ele passou a ter melhores notas no colégio e a mãe dele começou a treinar. E para nossa alegria, os dois foram campeões em Mundo Novo. Ver os dois juntos no pódio foi de encher os olhos de lágrimas”, confessa o professor.

O projeto Das Ruas para o Tatame não tem fins lucrativos e usa o esporte para promover mudanças no estilo de vida de crianças, adolescentes e adultos, ajudando na formação do caráter e na obtenção de disciplina por meio da prática do jiu-jítsu, com conceitos que vão além do aprendizado da arte marcial e proporcionam qualidade de vida e ensinamentos para toda a vida.

Apesar de enfrentar dificuldades como falta de kimonos e incerteza sobre apoio financeiro, a equipe treina com 20 crianças para marcar presença agora em Foz do Iguaçu, no próximo dia 26, para uma tradicional competição das categorias menores que contará com cerca de 400 atletas.