Educação

Projeto Rua Segura chega à Escola Maria Tereza Figueiredo esta semana

O Rua Segura tem cronograma anual, integrando engenharia de trânsito (sinalização)/educação e fiscalização

Projeto Rua Segura chega à Escola Maria Tereza Figueiredo esta semana

Dando sequência ao cronograma do Projeto Rua Segura, a Transitar iniciou hoje (13) as atividades com a comunidade escolar da Escola Municipal Maria Tereza Figueiredo, no Bairro Santa Cruz. O projeto segue nesta quinta-feira (14), o dia todo na escola, com trabalho didático envolvendo todas as turmas. Na segunda-feira (11) a equipe esteve na Escola Municipal Aquiles Bilibio, da comunidade do Centralito.

“Trabalhamos com uma metodologia lúdica, que aproxima o agente da comunidade, de forma que possamos dar significação ao conteúdo às crianças, que são multiplicadoras com os adultos. Eles vivenciam a teoria e, além de ter conhecimento para proteção na via pública, disseminam o aprendizado, apontando erros inclusive, sendo incentivadores de mudança no trânsito. Acreditamos que eles possam contribuir para uma nova mentalidade e realidade”, detalha a encarregada do Setor de Educação e Cidadania da Transitar, Luciane de Moura.

O Rua Segura é um projeto amplo de educação de trânsito, que envolve alunos, professores, pais e toda a comunidade escolar. Ele começa na sala de aula, com teoria, e segue com prática na via pública, envolvendo agentes de trânsito e a equipe de Educação e Cidadania, com o objetivo de aprimorar conhecimentos acerca de uma boa convivência e comportamento seguro na via pública.

“São abordados diversos temas relacionados à realidade das crianças, como a importância de se fazer uma travessia segura na faixa de pedestres; as normas (idade) para transitar no banco da frente (10 anos) em carro e a mínima para transitar em moto (10 anos); como usar o cinto de segurança e o assento de elevação ou cadeirinha e a obrigatoriedade e importância do uso do capacete, além de enfatizar o respeito ao próximo, entre outras normas pertinentes à realidade dos pequenos”, detalha Luciane.

Trabalho integrado

O Rua Segura tem cronograma anual, integrando engenharia de trânsito (sinalização)/educação/fiscalização. Após o trabalho da engenharia de trânsito e da educação, é a vez do setor de fiscalização passar pelas escolas e observar se houve melhoria no comportamento dos usuários no entorno do local.

Secom