Cotidiano

Projeto retorna às aulas com a missão de mudar vidas

Um dos objetivos é transformar a ação num programa permanente

Toledo – As aulas práticas desenvolvidas no Projeto Pedrinho Furlan voltaram a ser ministradas no ginásio do Sesi/Toledo, no Centro Olímpico Arnoldo Bohnen e no Câmpus II da Unipar (Universidade Paranaense). O projeto visa à busca de novos talentos e ao desenvolvimento de atletas nas modalidades esportivas de ginástica rítmica, ginástica artística e tênis de mesa. Um dos objetivos agora é transformá-lo num programa permanente.

O projeto original, intitulado “Escola na Ginástica Rítmica”, foi idealizado em 2015 pela Associação Toledana de GRD e Escola Municipal Ivo Welter em conjunto com as Secretarias de Educação, de Saúde e de Esporte e Lazer do Município, com o apoio do Sesi/Toledo. Em 2016 somou-se a Escola Municipal Tancredo Neves, atendendo somente a modalidade de GR (Ginástica Rítmica).

A partir de 2017, a Escola Municipal São Francisco entrou no projeto e passaram a ser ofertadas também as modalidades de GA (Ginástica Artística) e tênis de mesa, com o apoio da Unipar e do Sesi. Este ano o atendimento foi ampliado e passou a contemplar a Escola Ari Arcassio Gossler (Ecológica).

O projeto, que atualmente conta com 91 participantes, sendo 47 da GR, 18 da GA e 26 do tênis de mesa, visa atender crianças de 5 a 9 anos no contraturno escolar. Elas são selecionadas nas escolas por profissionais das modalidades e avaliadas de acordo com suas habilidades motoras, conforme o esporte que desejam praticar. As crianças têm o acompanhamento de profissionais especializados e também recebem transporte da escola ao local dos treinos.

Continuidade

O Técnico Desportivo e Gestor do Projeto, Franz Menegasso, explicou que para 2019, além de ampliar o número de vagas em aproximadamente 50%, pretende-se garantir uma continuidade das atividades. “Pretendemos tornar o projeto um programa continuado. O objetivo é integrar as Secretarias de Esportes, Educação e Saúde, que já fazem parte, com a Secretaria de Assistência Social. Desta forma, o atendimento social poderá ser expandido às famílias atendidas pela Assistência”.

Ele informou que as tratativas já estão avançadas para que, além da continuidade com o programa, haja mais recursos e condições de atendimento. Hoje, as crianças que se destacam e passam para as turmas de rendimento participam do projeto patrocinado por Sadia, Boticário e Sanepar.

Atleta cidadão

A professora de Ginástica Rítmica, Adelina Magedanz Dalazem, destacou a importância das aulas para a vida profissional e social de cada aluna: “Mesmo não sendo grandes atletas, existem vários campos profissionais que elas podem atuar. As aulas contribuem para as questões da cidadania, disciplina, saúde e qualidade de vida”.

Nessa fase, as alunas recebem as primeiras orientações e são iniciadas na modalidade. “Como a maioria está na fase pré-competitiva, estamos aprimorando a parte técnica, as valências físicas, trabalhamos de forma bem ampla e diversificada com este grupo do projeto. Algumas já são o quarto ano de projeto. Duas delas começaram em 2014 e já estão participando de competições nacionais”, conta a professora.