Cotidiano

Projeto resgata histórias que contam um pouco da nossa cultura

Quem nunca ouviu as histórias da Mula sem Cabeça, do Negrinho do Pastoreio, do Saci Pererê, entre outros personagens tão conhecidos na nossa cultura popular? A resposta hoje seria: a maioria das pessoas, principalmente os jovens e as crianças.

Hoje em dia as conversas em família, como quando os avós contavam essas lendas aos filhos e netos em volta da mesa ou no sofá da sala, estão cada dia mais escassas. Infelizmente a correria dos tempos modernos não nos permite mais este tempo de conversas e contações de história em família. Os meios de comunicação, as redes sociais e o fácil acesso à informação quase que em tempo real nos fizeram deixar de lado essa prática milenar de transmissão oral do conhecimento entre as gerações. Há que se destacar que conhecimento não é o mesmo que informação.

Porém, engana-se quem pensa que as lendas e outros aspectos da forma “antiga de viver” devem ficar no passado; todos estes aspectos culturais compõem o que conhecemos como folclore, que é o retrato da cultura de um povo. O folclore não morre, ele está presente, mesmo que de forma transformada, nas nossas danças, na comida, na fala, nas brincadeiras, nos nomes e em outros diversos lugares. A forma encontrada para manter “vivo” o folclore, ou seja, que as gerações atuais tenham consciência de sua importância e levem consigo este conhecimento, é trazê-lo para dentro da escola.

Pensando no quanto é fundamental resgatar o folclore na memória das crianças, o Colégio Santa Maria procura sempre promover atividades que inserem no seu cotidiano, a cultura popular. Através de pesquisas e construção de ferramentas como brinquedos e vestimentas, as crianças conhecem as lendas e demais componentes do nosso folclore. O encantamento produzido por este resgate é visível nos olhos das crianças. Elas tão acostumadas aos joguinhos de celular e aos vídeos da internet e televisão, de repente se veem fazendo uma “corrida do saco” e ouvindo como o Saci Pererê era um menino levado.

Esta semana foi especial: as turmas da educação infantil e ensino fundamental 1 deram um mergulho no nosso folclore, já que no último dia 21 foi comemorado o Dia do Folclore. As professoras levaram seus alunos a um mundo diferenciado, de encantos e brincadeiras: as professoras da Educação Infantil da manhã se transformaram nas personagens do nosso Folclore e aprontaram pela escola inteira. Os alunos do Nível 2A/3A e Nível 4A/5A foram para casa, neste dia, vestidos de Saci-pererê e Emília. No projeto “Brincadeiras e Brinquedos Antigos”, a turma do 5º ano A, da professora Deisi fez várias brincadeiras, a corrida do saco foi uma delas. Já a turma do 5° ano B, da professora Raquel, pesquisou e confeccionou brinquedos antigos com material reciclável. Fizeram um resgate às brincadeiras: "balança o caixão" e "corrida do ovo". O 3º ano D da Professora Dulce também fez várias brincadeiras legais e se divertiram muito. Os alunos do 1º ano C da Professora Silvia confeccionaram um bilboquê e aprenderam a brincadeira de roda "Escravos de Jó", em seguida, foram até o pátio para um momento de pura diversão.

Dia do Religioso

No dia 21 de agosto se comemora o Dia do Religioso. As irmãs do Colégio Santa Maria foram homenageadas por professores e alunos.