Cotidiano

Projeto quer informatizar bibliotecas municipais

Toledo – As bibliotecas municipais de Toledo ganharão uma ferramenta para agilizar o empréstimo de livros. Um projeto de extensão do curso de Sistema de Informação da UTFPR (Universidade Tecnologia Federal do Paraná) desenvolveu um software para o gerenciamento de exemplares. A ideia do acadêmico Rafael Albarello é usar a tecnologia para solucionar problemas da comunidade escolar.

Sob a orientação dos docentes Cassius Rossi de Aguiar, Eduardo Pezutti Beletato dos Santos e Daniel Cavalcanti Jerônimo, o acadêmico está desenvolvendo o projeto-piloto na Escola Municipal do Jardim Concórdia. Ele conta que a ideia surgiu a partir do momento que soube, por meio de sua mãe – professora do Município -, que os empréstimos eram realizados manualmente. ”Quando soube já pensei na possibilidade da criação de um software específico que ajudasse as escolas e procurei o professor. Entrei em contato com a Secretaria Municipal de Educação que prontamente aceitou o projeto. Uma vez que o software seja testado nessa escola, ele será implantado em todas as outras.”, relata.

Para Rafael, que cursa o 4º ano, o projeto é importante porque a escola abre a porta para o acadêmico que precisa do aprendizado, por outro lado, oportuniza o conhecimento para a unidade de ensino. “A principal vantagem é pesquisar livros que tem em outras escolas, o sistema será integrado de forma parcial”.

Conforme a diretora da Escola Sirlei Rossi Donin, o software traz praticidade, principalmente na hora de encontrar o livro no acervo. “Hoje é feito manualmente, perde tempo e é demorado”. Atualmente, a Escola conta com 205 alunos e a Biblioteca é um espaço muito aproveitado por eles e pelos professores. “Nosso espaço é pequeno, mas as crianças levam os livros para trabalhar em sala de aula ou para ler em casa”.

Integração

Outro ponto importante destacado pela diretora é o elo entre a universidade e a comunidade escolar. “Essa integração com a universidade e a escola traz benefícios entre eles à tecnologia, uma ferramenta importante nos dias atuais. Incentivam os alunos a estudar e ao conhecimento. A escola tem como objetivo principal formar crianças e cidadãos conscientes. Isso faz parte da nossa missão”, complementa.