Cotidiano

Projeto Porto Escola chega à marca de 6 mil crianças atendidas

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) chegou à marca de 6 mil crianças atendidas no Projeto Porto Escola, iniciado há dois anos. Os alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais têm a oportunidade de entrar no cais do Porto e acompanhar o funcionamento da operação portuária. Em 2017, serão recebidos ainda cerca de 2 mil estudantes de 29 escolas. 

Os alunos também assistem a aulas sobre meio ambiente, animais nativos da região, história e função do Porto, segurança no trabalho, prevenção à dengue e dicas de segurança em ferrovias e ruas. 

Marisa Pinheiro, professora há 40 anos, que trouxe neste mês a turma da Escola Nascimento Junior, falou sobre relevância do programa e da discussão sobre o Porto para os participantes. “É importante trazer informações sobre o Porto para as crianças. Eu incentivo os alunos a sonharem e, com este projeto, a pensarem no futuro”.

“Por causa da dengue, é importante não deixar água parada e garrafas viradas para cima no quintal, por exemplo. E quando fui no cais, vi os homens usando os equipamentos de segurança como capacete, bota e óculos de proteção”, disse a aluna Ana Luiza Oliveira de Deus, de 9 anos, da Escola Almirante Tamandaré,

Neste ano, já participaram do projeto 300 crianças das escolas Joaquim Tramujas, Arminda Souza Pereira, Costa, Eloína Loyola de Camargo Viana, Almirante Tamandaré e Nascimento Júnior. Neste semestre também passarão pelo Porto as escolas Iná Xavier Zacarias, Hugo Pereira Correa, Randolfo Arzua, Francisca Pessoa Mendes, Naya Castilho, Maria José, Camões e as Escolas das Colônias Tiradentes.

CONCURSO – Em julho, acontecerá o concurso de desenhos com os alunos participantes do Projeto Porto Escola. As professoras retomam as temáticas em sala de aula e incentivam a participação. Os dez estudantes vencedores ganharão um passeio de barco pela Baía de Paranaguá.

PROJETO PORTO – Parceria da Appa com a Prefeitura de Paranaguá, o Projeto Porto Escola, criado em 2015, ensina de forma lúdica a importância da atividade portuária para a economia da cidade, do Estado e do País. Às quinta-feiras, o Porto recebe turmas de 5º ano das escolas do município de Paranaguá.