Cotidiano

Projeto motiva candidato à primeira habilitação a superar medos

Programa desmistifica os testes e ajuda a superar a ansiedade

Curitiba – Conquistar a primeira habilitação é um sonho de grande parte dos jovens brasileiros. Mas, muitas vezes, o medo de dirigir e de não passar no exame prático de direção prejudicam o desempenho dos candidatos, mesmo dos mais preparados.

Por isso, o Detran-PR (Departamento de Trânsito do Paraná) criou o projeto “Galera, passei!”, que aproxima a autarquia dos futuros motoristas, desmistifica os testes e ajuda a superar a ansiedade.

“Não se trata de dar dicas de como passar no exame, mas de trabalhar formas de controlar o medo e o nervosismo. Dirigir exige habilidade e tranquilidade, não só para fazer o teste do Detran, mas no dia a dia”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Por meio do projeto, os candidatos participam de uma palestra e assistem a vídeos sobre ansiedade, depoimentos de funcionários e examinadores do Departamento sobre como funciona o exame prático de direção e quais sãos seus objetivos. A duração é de 40 minutos e a participação é gratuita, agendada via autoescola ou diretamente na unidade do Detran mais próxima.

(Com informações de assessoria)