Variedades

Projeto ‘Mãos que Criam’ da PEC estreia exposição nesta segunda-feira

O ‘Mãos que Criam’ conta com a participação de internos da unidade e acontece desde 2019

Projeto ‘Mãos que Criam’ da PEC estreia exposição nesta segunda-feira

O Projeto ‘Mãos que Criam’ da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel) estreia na próxima segunda-feira (14) no Hall da Prefeitura de Cascavel a partir das 9h30.

O projeto de pintura em telas ‘Mãos que Criam’ é desenvolvido na PEC e tem como objetivo intermediar o processo de ressocialização, da pessoa em privação de liberdade, por meio de atividades que proporcionam o resgate e o desenvolvimento de habilidades artísticas.

O ‘Mãos que Criam’ conta com a participação de internos da unidade e acontece desde 2019. O projeto é realizado por meio da parceria da PEC/Depen-PR (Departamento Penitenciário do Paraná) com o Conselho da Comunidade de Cascavel e o CEEBJA Wilson Antônio Neduziak.

Os internos/alunos implantados no canteiro dispõe de estrutura básica para a atividade. Eles contam com um preso monitor, com formação profissional e competência para orientar os demais implantados na atividade.

Ao todo 22 obras estarão em exposição no Hall da prefeitura municipal de Cascavel de 14 a 21 de setembro. Abertura oficial será às 9h30, do dia 14 setembro, com a presença de autoridades da Penitenciária Estadual de Cascavel – PEC, Prefeitura de Cascavel e artistas locais.

No decorrer da organização e produção da exposição “Mãos que Criam”, artistas consagradas de Cascavel se mobilizaram e fizeram doações de materiais de pintura, como cavaletes, pinceis, tintas, telas entre outros, para o incentivo aos artistas e às artes plásticas, numa mobilização que expõe ainda mais o valor da arte para toda nossa sociedade, evidenciando que a arte e a cultura não pertencem à uma classe ou à uma ideologia, e sim, nos aproxima, transpondo qualquer obstáculo, mesmo sendo muros ou grades! A arte liberta!

Apoiaram com doações as artistas plásticas de Cascavel, Marines Dall Pozzo Pilonetto, Nani Nogara, NRabelo e Sirlei Salvadori.
Para resguardar a integridade dos internos/alunos os nomes dos artistas não serão expostos e as telas, quando assinadas, são por meio de pseudônimos.