Cotidiano

Projeto integra alunos e famílias em Capitão

A ideia é incentivá-los a colocar em prática o que aprenderam em sala e, com esses conteúdos, ajudar a fazer a diferença na vida de outras pessoas

Capitão – Criatividade e ousadia são dois termos que se ajustam ao Receita de felicidade, projeto que acaba de ser lançado e que envolve familiares e alunos matriculados na Escola Campo dos Bandeirantes, de Alto Alegre do Iguaçu, em Capitão Leônidas Marques. Trajados com toucas e aventais, os alunos foram incentivados a encontrar meios de envolver suas famílias em atividades com a proposta colocar em prática uma receita de felicidade.

A ideia é incentivar crianças e adolescentes a colocar em prática o que aprenderam em sala e, com esses conteúdos, ajudar a fazer a diferença na vida de outras pessoas. Uma das crianças não teve dúvidas: sentou-se ao lado da avó e começou a compartilhar as primeiras letras do alfabeto. “Gerações integradas de olho na construção de um futuro mais justo e promissor a todos”, segundo o prefeito Ivar Barea (PDT), que tem a educação como uma das áreas prioritárias de sua gestão.

Considerado inovador, o projeto aos poucos ganha espaço em escolas públicas e centros de educação de todo o País. A psicóloga do Cras e técnica de referência do programa de convivência e fortalecimento de vínculos, Rosa Sartori, é a responsável por trazer o projeto para o município. Por meio de atividades coordenadas e material específico, o Receita de felicidade consiste em um caderno de atividades que, além de proporcionar às crianças e às famílias momentos de criação e de brincadeiras, une-as ainda mais.

“Ajuda a pessoa a entrar em contato com as suas origens e a recuperar a sua história, fortalecendo assim o núcleo familiar”, diz Rosa Sartori. A ideia central do projeto está conectada com os desafios enfrentados pela equipe da Secretaria de Assistência Social de Capitão Leônidas Marques, que aposta em seus resultados aliados às ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.