Cotidiano

Projeto indicará verdades e mentiras dos candidatos

O sistema empregado de fact checking confronta e submete certas declarações e posicionamentos públicos

Cascavel – Fundamentado em uma metodologia de sucesso em países desenvolvidos, principalmente nos Estados Unidos, o Projeto Valongo passa a aferir o grau de veracidade das declarações e exposições públicas dos candidatos a prefeito de Cascavel. Apresentada pelo coordenador Vinícius Pereira em reunião com empresários na Acic, a iniciativa está sendo desenvolvida em parceria com o Observatório Social e inovadora em períodos eleitorais no município.

O sistema empregado de fact checking confronta e submete certas declarações e posicionamentos públicos, principalmente quando envolvem números e interesses estratégicos da comunidade, com dados reais disponibilizados por diversas fontes altamente confiáveis, como o Tribunal de Contas. Depois da análise das declarações selecionadas, o projeto emite selos sobre o grau de confiabilidade das informações.

Os selos emitem os seguintes parâmetros sobre o conteúdo analisado: exagerado, verdade, falso, quase, insustentável e “miguétotal” – quando se trata de uma afirmação sem o menor sentido. Pelo menos em outros lugares onde a metodologia já é empregada foram detectadas mudanças de postura e comportamento por parte dos candidatos a cargos eletivos.

Alguns políticos adotaram mais cautela ao falar ou ao prometer certas coisas em público ou em entrevistas e passaram a ser mais práticos em suas respostas para não se alongar de forma vazia e demasiada, reduzindo assim riscos de cair em armadilhas e em contradições. As análises do discurso, segundo a classificação e o selo considerado apropriado a cada contexto, podem ser encontradas no site valongo.info, no ar desde a última sexta-feira.