Cotidiano

Projeto gratuito em São Gonçalo mistura dança, música e meditação

Sangget Ananda 2016-104-Edit.jpg

NITERÓI – O Centro Cultural Joaquim Lavoura recebe hoje o grupo artístico Sangeet Ananda para a apresentação do ?Music of joy”, um projeto que mistura música e danças indianas com meditação e que é desenvolvido pela Sahaja Yoga, uma organização sem fins lucrativos. De acordo com os realizadores, o contato com a arte milenar indiana sensibiliza e ajuda a despertar o potencial de harmonia, paz e bem-estar que reside em cada um dos seres humanos.

O espetáculo, com duração de uma hora e meia, terá início às 17h, com apresentação de danças no estilo kutipuri que serão executadas por Camila Mansur. Nesse momento, o público presente receberá informações sobre a dança, sua origem, seu significado na cultura indiana e os estilos musicais.

Depois, serão abordadas a cultura, a filosofia e a espiritualidade indianas. Em seguida, terá início uma meditação guiada, durante a qual os espectadores poderão receber orientações sobre como realizar a prática em casa, diariamente.

UMA CULTURA DIFERENTE

Para encerrar, serão tocadas músicas indianas com instrumentos do país oriental. O violinista Bruno Descaves garante que o programa é imperdível, pois é a chance de conhecer de perto uma cultura diferente. Ele explica que a percussão que será apresentada é mais complexa do que a brasileira. Descaves acrescenta que a música indiana é ligada ao espírito e reverencia os deuses indianos.

? Todos estarão usando roupas e instrumentos indianos, vai ser muito bom de ver. Faremos um espetáculo leve, que vai ajudar a acalmar os espectadores. A música será uma aliada da meditação, que trabalha os chacras, centros energéticos do corpo ? explica Descaves.

O evento é gratuito. O Centro Cultural Joaquim Lavoura fica na Avenida Presidente Kennedy 721, no Centro de São Gonçalo. (Maíra Rubim)