Cotidiano

Projeto garante a inclusão de Rondon no Família Acolhedora

Atualmente o município desenvolve trabalho similar com a Casa Lar, que foi municipalizada e faz parte de um convênio do Provopar

Rondon – O prefeito Moacir Froehlich assinou projeto de lei municipal de criação do programa Família Acolhedora. Coordenado pela Secretaria de Assistência Social, consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por período determinado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e possibilidade de convivência familiar e comunitária.

Atualmente o município desenvolve trabalho similar com a Casa Lar, que foi municipalizada e faz parte de um convênio do Provopar e os municípios da Comarca. A Secretaria de Assistência Social destaca que, além da implantação do programa, também foi criado o plano de cargos e salários para a categoria, junto com a bolso auxílio a família.

Acolhimento

A indicação partiu do Ministério Público, que percebeu a necessidade de acolher crianças e adolescentes em situação de risco e administração municipal acredita que isso é um grande avanço dentro da política de assistência social. “O programa vem para dar suporte e minimizar a situação de crianças e adolescentes que estão em situação de risco e são afastadas da família de origem”, destaca a secretaria Maria Cleonice. Ela lembra também que, mesmo com a necessidade de mais investimentos, essa pode ser a melhor solução para essas crianças que precisam de acolhimento temporário.

Toda família acolhedora recebe, por seis meses, período determinado de uma adoção provisória, uma ajuda de custo de um salário mínimo. A maioria dos acolhidos que participam do programa retornam aos seus lares, após o período de acolhimento em lares substitutos.