Cotidiano

Projeto faz 30 mil atendimentos em 2016

O projeto foi pensado para beneficiar diretamente, além dos agentes, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Foz – O projeto de promoção e incentivo à leitura Agentes de Leitura do Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura e Biblioteca Pública do Paraná, atendeu de março a junho cerca de 30 mil crianças e adolescentes nas cidades de Apucarana, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Pinhais. Foram 64 agentes de leitura capacitados para o atendimento direto à população. Mas o alcance do projeto vai além dos números.

“Os resultados apresentados pelos municípios mostraram claramente que o projeto Agentes de Leitura superou todas as expectativas. Hoje, somos os espectadores dessa história construída ao longo de anos, desde a ideia inicial até os atendimentos diretos à população”, relata a coordenadora do projeto da Secretaria de Estado da Cultura, Tatjane Garcia.

O projeto foi pensado para beneficiar diretamente, além dos agentes, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios selecionados. Os atendimentos aconteciam por meio de rodas de leituras comunitárias, contação de histórias e promoção de cirandas. Os agentes também incentivavam as crianças e adolescentes a emprestar livros do acervo bibliográfico disponível em cada cidade. Durante os atendimentos, principalmente os menores eram motivados a manusear os livros, folhear as páginas, e em pouco tempo já imergiam no universo encantado das histórias.

Os atendimentos foram realizados nas Bibliotecas Públicas Municipais, Cras, Creas, Associação de Moradores e outros espaços dos municípios participantes.