Cotidiano

Projeto Fala Zona Oeste reúne arte e cultura nas praças da região

2016 910784473-201605201315449052.jpg_20160520.jpg

RIO ? A cultura vai tomar conta de cinco praças com o projeto Fala Zona Oeste, a partir desta semana. Somente artistas e marcas da região integram a programação ? sempre aos sábados, das 15h às 21h ?, com oficinas, apresentações musicais e teatrais, rodada de negócios e rádio ao vivo. A Praça Barão da Taquara, na Praça Seca, é a primeira a receber o evento gratuito, contemplado pelo edital Cidade Olímpica, da Secretaria municipal de Cultura. No dia 11, é a vez da Praça do Pontal, no Recreio.

O projeto foi criado pelo Polo de Economia Criativa da Zona Oeste, um coletivo de empresas que busca destacar iniciativas da região. A proposta, conta Ana Paula Araujo, produtora e integrante do polo, é aproveitar o momento para fazer novas parcerias e movimentar o cenário local.

? Somos moradores da Zona Oeste e atuantes na região, que é muito grande e carece de atividades culturais. Tem havido alguns movimentos, mas poucas coisas acontecem aqui, e há poucas chances para os artistas locais. Queremos dar visibilidade a eles, independentemente do segmento ? diz Ana Paula, sócia da produtora ColetivaMente, uma das empresas do polo.

Nos intervalos das atrações, o público poderá conhecer o trabalho musical de artistas locais por meio da programação da rádio ao vivo, cuja curadoria é de Ana Paula. No sábado, haverá apresentações de teatro, com o Núcleo Artístico Gema e o Grupo Teatral As Lucianas; de dança, a cargo da Cia In Off; e de música, com as bandas Dona Penha e Nós de Cabrália.

? A rádio só terá músicas de artistas independentes da Zona Oeste e anúncios de quem está participando como expositor ? diz a produtora. ? Esperamos que outros coletivos, pessoas e empresas venham se juntar a nós.

As praças do Teatro Arthur Azevedo (Campo Grande), Padre Miguel (Realengo) e Dom Romualdo (Santa Cruz) também terão programação.

Mais informações em facebook.com/polodeculturacriativadazonaoeste. Grátis.

ENCONTROS

Praça Seca

Abrindo a programação, no sábado, dia 4, tem apresentação do Núcleo Artístico Gema; dança da Cia In Off; peça do Grupo Teatral As Lucianas; e shows das bandas Dona Penha e Nós de Cabrália. O tema da oficina é a atuação em rede na área cultural.

Pontal

No dia 12, o Recreio recebe o espetáculo da Cia Horizontal de Arte Pública; o músico Wander Telles; a dança da Portus Cia de Dança e da Cia de Arte Cadê; e a música de Alan James. A oficina será sobre teatro político-social.

Próximos Eventos

No dia 18, a Praça Padre Miguel, em Realengo, recebe o evento. No dia 25, será a vez da praça do Teatro Arthur Azevedo, em Campo Grande; e, no dia 2 de julho, da Praça Dom Romualdo, em Santa Cruz.