Cotidiano

Projeto Entenda de Economia é realizado hoje em Cascavel

Cascavel – Você sabe como organizar o orçamento familiar? Ou já parou para pensar se o que consome é realmente o necessário ou não está exagerando nos gastos? Essas e outras dúvidas podem ser sanadas hoje, das 8h às 18h, no calçadão da Avenida Brasil, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Cascavel, por professores e acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná).

Conforme o delegado do Corecon (Conselho Regional de Economia) de Cascavel, Álvaro Bizinela, o projeto Entenda de Economia, que é desenvolvido pelo Conselho em todo o Paraná, propõe trazer os conceitos de economia cada vez mais próximos do cidadão. “São assuntos pertinentes à economia familiar como contas a pagar, empréstimos, finanças pessoais, consumo, tópicos que fazem parte da vida de qualquer indivíduo”, explica.

Quem passar pelo calçadão neste sábado receberá a cartilha que leva o do projeto, desenvolvida pelo Corecon/PR. Nela, podem ser encontradas, por exemplo, funções bem simples para montar esquemas de entrada e saída de recursos, ferramentas que auxiliam na organização do orçamento doméstico.

“É interessante que quando a pessoa tem um problema jurídico pode procurar um advogado ou a Defensoria Pública de seu município. Em relação às finanças pessoais, nem sempre têm noção de que podem ter uma ajuda profissional para resolver o problema e é aí que mostramos que pode buscar ajuda, que podemos levar o problema dela para dentro da academia e encaminhar uma solução”, afirma Bizinela.

O projeto é realizado sempre no mês de agosto em alusão ao Dia do Economista, celebrado no último dia 13. Hoje, aproximadamente 40 pessoas vão atender a população.