Cotidiano

Projeto é estendido a mais de 30 municípios do oeste

Foz do Iguaçu – O Programa de Educação Financeira – O Valor do Amanhã, desenvolvido por Itaipu Binacional desde 2007, será estendido para mais de 30 municípios que integram a Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). A ideia é capacitar professores para que eles levem aos alunos de 1º a 5º anos do Ensino Fundamental, a partir de 2018, informações sobre como lidar melhor com o dinheiro e ter uma vida financeira saudável.

A iniciativa foi apresentada no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, a prefeitos, secretários de Educação e professores da região, durante o workshop Melhores Práticas de Educação Financeira.

O evento também serviu para premiar projetos de educação financeira desenvolvidos nos últimos dois anos em escolas municipais de sete municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, que é a área de abrangência do programa até este ano.

O diretor financeiro executivo de Itaipu, Marcos Stamm, lembrou que o programa começou com foco nos empregados e depois, dado o sucesso da iniciativa, foi ampliado. Ele destacou que a educação financeira tem conexão com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas e do qual a binacional é signatária.

Nos sete municípios que já são beneficiados pelo programa os resultados são positivos. Em um deles, em Pato Bragado, os alunos da 5ª série foram desafiadas a economizar dinheiro durante o ano para custear uma viagem a Foz do Iguaçu e conhecer pontos turísticos da cidade, como as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu.

Antes da viagem, os alunos passaram no banco para trocar as moedas que enchiam os cofrinhos por dinheiro em cédulas, e aprender um pouco mais sobre economia.