Variedades

Projeto do Museu de Arte Contemporânea dá visibilidade para pesquisa acadêmica

O projeto tem como objetivo dar maior visibilidade e trazer à discussão pública algumas pesquisas acadêmicas no campo da arte que são realizadas em universidades do Paraná

Projeto do Museu de Arte Contemporânea dá visibilidade para pesquisa acadêmica

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) lançou o projeto Pesquisadoras no MAC, como parte de uma série de atividades que aproximam o museu de universidades e cursos livres de artes visuais. O objetivo é dar maior visibilidade e trazer à discussão pública algumas pesquisas acadêmicas no campo da arte que são realizadas em instituições de ensino superior do Paraná.

Ampliando esses diálogos e rompendo fronteiras entre museu e academia, o setor Educativo do MAC-PR convidará três pesquisadoras para conversas abertas no Instagram @mac_parana, sempre com mediação. A primeira convidada é a professora e pesquisadora acadêmica Keila Kern, que participa do bate-papo ao vivo no Instagram do MAC nessa quinta-feira (30), a partir das 15h.

Kern foi diretora do Centro de Área de Artes Visuais entre 2016 e 2018 e é professora adjunta de História da Arte com pesquisa em Arte Contemporânea: produção, recepção e distribuição. Sua tese “Marcel Broodthaers: Museu de Arte Moderna, Departamento das Águias. Agora em Português” recebeu Menção Honrosa do Prêmio Tese Destaque USP 2015, na área de Letras, Linguística e Artes.

Segundo a diretora do MAC-PR, Ana Rocha, a idealização da proposta Pesquisadoras no MAC veio da equipe do setor Educativo do museu, como parte de uma intervenção dos estagiários na estrutura da programação. “Esse projeto é um resultado de uma participação ativa dos estagiários do museu na formulação da nossa programação, com liberdade de proporem ideias que contam com o suporte do MAC para tirá-las do papel”, afirma.

Para a diretora, a valorização do trabalho dos estagiários também perpassa o caráter formativo inerente ao museu. “Uma das propostas realizadas pela diretoria para nós estagiários foi a de desenvolvermos projetos de intervenção, e foi daí que nasceu essa ideia”, afirma a estagiária Marina Raimundini. “A liberdade e o suporte fornecidos pela diretoria do MAC foram essenciais para o desenvolvimento dessas ideias”.

As lives do projeto Pesquisadoras no MAC acontecerão até novembro.

Confira a agenda:

30/09 – Educativo do MAC-PR convida Keila Kern

20/10 – Educativo do MAC-PR convida Roberta Stubs

16/11 – Educativo do MAC-PR convida Milla Jung

Serviço

Pesquisadoras no MAC: Keila Kern

Quinta-feira (30) às 15h

 

Agência Estado