Cotidiano

Projeto divide Oeste em microrregiões

A finalidade é incentivar mais entidades a participar dos debates e das soluções sugeridas pelo associativismo empresarial

Medianeira – Uma das ações mais estratégicas do planejamento da Caciopar para a gestão 2016/2018 é dividir o mapa do Oeste em quatro microrregiões territoriais. A finalidade é incentivar mais entidades a participar dos debates e das soluções sugeridas pelo associativismo empresarial. Juntas, elas terão a oportunidade de debater questões comuns e viabilizar, por meio da constante troca de informações, a criação de conselhos fundamentais para a construção de um futuro melhor e mais organizado, de acordo com presidente da Coordenadoria, Leoveraldo Curtarelli de Oliveira, que é de Santa Helena.

O foco central dos trabalhos das microrregiões é viabilizar a implantação de conselhos de desenvolvimento e o funcionamento e o fortalecimento de observatórios sociais. Elas também trabalharão juntas em campanhas e ações de integração e de incremento econômico do território, ampliando o senso de pertencimento, o que é indispensável para o sucesso de todo o Oeste, conforme Leoveraldo. O processo de estruturação não é trabalho simples e muito menos rápido. Ele depende do envolvimento de todos os atores, das entidades e da superação de etapas por meio de um rigoroso planejamento.

POD

Além de viabilizar a criação de conselhos municipais de desenvolvimento e de observatórios sociais, as microrregiões terão papel importante também no processo de consolidação do Programa Oeste em Desenvolvimento. A meta dele é alçar a região a um novo estágio de processo e unidade. As coordenadorias das microrregiões estão em Medianeira, Assis Chateaubriand, Cascavel e Toledo, e cada uma é formada pelos municípios vizinhos.

Debate chega à microrregião de Assis

Depois de reuniões na microrregião de Medianeira, no fim de semana representantes de cidades vizinhas a Assis Chateaubriand participaram de encontro para conhecer melhor sobre ações estratégicas do planejamento da Caciopar. Os trabalhos foram desenvolvidos na Aciac e contaram com a participação também de técnicos da Itaipu.

O objetivo da reunião foi apresentar pontos do planejamento da Caciopar, informar sobre o desafio de criar conselhos de desenvolvimento e observatórios sociais e da função das microrregiões no contexto da Coordenadoria. O vice-presidente Danilo Vendrúsculo, que é de Foz do Iguaçu, falou sobre a estrutura social e econômica dos Estados Unidos e do Brasil e também dos passos que levaram à formatação do Codefoz.