Policial

Projeto de leitura na prisão recebe 1,5 mil novos livros

As obras serão distribuídas nas bibliotecas das unidades para que sejam destinadas ao projeto de Remição de Pena por Estudo Através da Leitura

Curitiba – A Procuradoria Geral do Estado fez a doação de mais 1,5 mil livros ao Depen (Departamento de Execução Penal do Paraná), para serem destinados ao setor penitenciário. As obras serão distribuídas nas bibliotecas das unidades para que sejam destinadas ao projeto de Remição de Pena por Estudo Através da Leitura.

“Os livros recebidos contribuem muito com a prática da boa leitura, pois contemplam leitores de diferentes etapas de ensino”, afirma a responsável pela equipe do projeto, Agda Cristina Ultchak. Entre as obras doadas estão muitas de autores consagrados como Ziraldo, Gabriel García Márquez, Fernando Sabino, Clarice Lispector e Alexandre Dumas.

Quase 15% dos presos do Estado participam do projeto de Remição pela Leitura, que consiste na realização de leituras de obras literárias e na elaboração de resumo ou resenha do conteúdo. A produção é avaliada por um professor e, desde que atinja no mínimo 6,0 de nota, o detento tem direito de reduzir quatro dias da pena a cada livro lido.

A PIC (Penitenciária Estadual de Cascavel) é considerada modelo no Estado. Dos mais de 300 presos custodiados na unidade, quase metade estuda. Projetos como o de Remição pela Leitura possibilitam a ressocialização e a inserção dos detentos no mercado de trabalho.