Cotidiano

Projeto de lei preocupa dentistas

O Projeto de Lei 3.661/2012 que está em tramitação no Congresso quer impedir que raios-X sejam feitos por profissionais de odontologia.

A Abro (Associação Brasileira de Radiologia Odontológica) e o CFO (Conselho Federal de Odontologia) têm manifestado preocupação com relação ao assunto.

“O CFO e a Abro entendem que os profissionais da odontologia são altamente capacitados para oferecer o serviço de radiologia com total segurança à população brasileira”, afirma a presidente da Abro, Mychelle Schmitt Gurgacz, cascavelense membro da comissão de radiologia do CFO.

As entidades entendem que exames radiográficos fazem parte da rotina de clínicas e consultórios odontológicos e que não há como exercer a odontologia sem a utilização desse recurso.

“O CFO está empenhado em mobilizar toda a categoria, e sensibilizar parlamentares, para que não sejam retirados direitos garantidos aos cirurgiões-dentistas e aos técnicos em saúde bucal, inclusive, buscando a criação da Frente Parlamentar da Odontologia para garantir o acesso da população aos serviços”, destaca o presidente do Conselho, Juliano do Vale.

Impedimento

Caso seja aprovado, o Projeto de Lei 3.661/2012, de autoria do senador Paulo Paim, impede a profissionais da odontologia realizar exames radiográficos necessários para tratamento de canal, cirurgias, avaliações de periodonto e diagnóstico ortodôntico.