Educação

Projeto de História contempla alunos do Ceebja

Turma do 3º ano ministrou aulas sobre direitos humanos e cidadania ao ensino de jovens e adultos de Cascavel

Cascavel – Grupo de estagiários do curso de História da Universidade Paranaense – Unipar leva projeto de ensino aos alunos EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Ceebja Professora Joaquina Mattos Branco, de Cascavel. O estágio foi realizado pela turma do 3º ano do curso, abordando o tema Direitos Humanos e Cidadania.

Os 14 professores/estagiários foram acompanhados pelo coordenador do curso, professor Fausto Irschlinger e o projeto desenvolvido em diversas turmas da EJA, simultaneamente. O grupo trabalhou com a história dos direitos humanos e da cidadania, envolvendo o contexto de guerras e revoluções, apresentaram e discutiram os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos – promovida pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, fazendo relações com a Constituição Cidadã Brasileira de 1988.

Para as salas de aula, também levaram notícias, reportagens e vídeos sobre a temática, analisando no Brasil e no mundo situações que propagam e também desconsideram os direitos humanos e a cidadania.

“A importância do projeto é formar cidadãos conscientes e coerentes em relação aos seus direitos e deveres, conhecendo a história e discutindo sobre a realidade vivenciada no Brasil e no mundo. Já para os professores/estagiários, é um momento de exercer na prática o conhecimento acadêmico adquirido na Universidade, executando com qualidade e conhecimento científico o papel do profissional de ensino em sala de aula”, frisa Irschlinger.