Cotidiano

Projeto  de estudante é selecionado para a Caravana da Cidadania

Com Projeto de Lei que ressalta “a obrigatoriedade de capacitação para produtores rurais do Paraná sobre o uso correto dos agrotóxicos e biocidas”, estudante do Colégio Estadual Wilson Joffre é escolhido para a Caravana da Cidadania, em Curitiba, nos dias 21 e 22 de novembro de 2017.

O programa Geração Atitude é um projeto que tem por objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação política e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria com o Ministério Público, o projeto conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Tribunal de Justiça e da Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado.

Compreendendo melhor esses assuntos, os estudantes podem tornar-se agentes transformadores da realidade, participando de discussões que envolvam a escola, o bairro, a cidade, o estado e o país, a respeito de temas como Cidadania, Democracia, Política, Eleições, Voto Consciente e o funcionamento do Ministério Público, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo.

Ações

Neste ano, o programa contempla duas ações principais, sendo Geração na Escola, onde os estudantes realizam estudos e debates por meio do Guia do Cidadão e Palestras com a Promotora de Justiça Andréa Simone Frias (15ª Promotoria), além da participação dos 32 finalistas (um de cada Núcleo de Educação) na Caravana da Cidadania.

Projeto

Do Núcleo Regional da Educação de Cascavel, o Projeto de Lei selecionado para a Caravana da Cidadania é de autoria do aluno Guilherme Henrique Malinowski, do Colégio Estadual Wilson Joffre, o qual teve como professora orientadora Thais Damaris da Rocha Thomazini. Ambos terão oportunidade de conhecer o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Na ocasião, será divulgado o projeto vencedor.