Cotidiano

Projeto de baterias de Itaipu é exemplo, diz ministro Aldo Rebelo

Em visita à fronteira, Ministro também conheceu a tecnologia do carro elétrico

Foz do Iguaçu – O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, disse nesta semana em Foz do Iguaçu que o Sistema Inteligente de Armazenamento de Energia, projeto desenvolvido por Itaipu e parceiros poderá ajudar o Brasil a levar energia para comunidades isoladas que hoje não são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional, especialmente na região Norte do País.

“Temos o desafio, na área de energias renováveis, de armazenar e conservar a energia, e o projeto de baterias desenvolvido aqui é uma experiência pioneira e vitoriosa”, afirmou.

O IESS é composto por um banco de baterias, conectadas em um contêiner, que pode ser abastecido por energia renovável – eólica ou solar.

A declaração do ministro foi dada após visita à Itaipu e ao Parque Tecnológico Itaipu, instituição considerada por ele bem sucedida no desenvolvimento da ciência e tecnologia e na integração regional.

“É minha terceira visita ao PTI como ministro [as outras duas foram na pasta dos Esportes]. Este parque comporta universidades e empresas que promovem projetos pioneiros e contam com a participação do ministério”, disse Aldo Rebelo.

O ministro destacou ainda a conexão de Brasil e Paraguai por meio de cabos de fibra ótica, que acompanham toda a linha de transmissão de 500 kV entre Itaipu e Villa Hayes, na Grande Assunção.

“Faltam poucos quilômetros [a parte entre Itaipu e a subestação de Furnas] para termos esta integração concluída”, afirmou.