Cotidiano

Projeto de artista alemã busca vistas incríveis através de suítes de hotéis

2016 910594496-201605191753158474.jpg_20160519.jpgRIO ? De frente para o cenário das praias de Ipanema e Leblon, das Ilhas Cagarras e do Morro Dois Irmãos, a artista alemã Jeannine Platz iniciou outra etapa do projeto Suite View, cujo objetivo é retratar as paisagens mais bonitas do mundo através da janela de uma suíte de hotel. No Brasil, Jeannine escolheu a vista do Hotel Praia Ipanema, onde ficou hospedada por três dias, tempo suficiente para capturar as emoções e a vista, e traduzi-las para a tela, pintada a óleo, apenas com as mãos e um raspador.

A artista já passou por cidades como Hong Kong, Moscou e Nova York, e pela Capadócia. Ao final do projeto, as telas serão exibidas em um livro e, ainda este ano, reunidas em uma exposição em Berlim, onde serão leiloadas.

Ao entrar no quarto, Jeannine conta que a primeira percepção foi a do barulho das ondas, ?poderoso e meditativo?. Embora o tempo estivesse nublado e as nuvens encobrissem as montanhas, ela optou por pintar o Morro Dois Irmãos. Conforme o tempo foi clareando, a artista teve uma surpresa atrás da outra.

? A primeira coisa que pensei foi que o barulho das ondas era uma boa vibração para as minhas pinturas. Quando eu abri a porta da varanda e olhei à direita, suspeitei que havia o Morro Dois Irmãos, desaparecido nas nuvens. Só que eu queria pintar essa vista: as montanhas à direita e a praia e o mar à esquerda. Esperei que o céu clareasse e me surpreendi com cada ponto de vista das montanhas ? lembra Jeannine.

A artista conta que se admirou com a vista do Espaço 7zero6, no último andar do hotel, espaço aberto ao público onde é oferecido um dos cafés da manhã mais famosos da Zona Sul. Do local, todo envidraçado, é possível ter uma visão panorâmica dos pontos famosos do Rio, como a Lagoa, a Floresta da Tijuca, o Corcovado e o Pão de Açúcar.

O Praia Ipanema (2141-4990), que completa 35 anos, oferece serviço de Day Use para os interessados em passar o dia sem se hospedar. O cliente tem direito a usar a piscina com borda infinita e a sauna a vapor, além de experimentar quitutes gastronômicos.