Policial

Projeto de Apac está pronto, mas sem previsão de verba

Cascavel – O projeto para a implantação de uma Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Cascavel já está pronto e entregue no Ministério Extraordinário de Segurança Pública. O terreno já foi doado pela prefeitura, e fica às margens da BR-369, perto do Trevo Cataratas.

Em 23 de março, o ministro Raul Jungmann esteve em Cascavel e prometeu a liberação de R$ 10 milhões para a construção do prédio. Agora, a expectativa é quanto à liberação dessa verba.

Outra pendência diz respeito à parte do governo estadual. É que o Estado tem de bancar a associação e contratar servidores. De acordo com a diretoria da Apac, a governadora Cida Borghetti demonstra mais interesse em resolver a situação do que seu antecessor, Beto Richa, que até se comprometeu em tirar o projeto do papel, mas não cumpriu suas promessas.

A Associação espera que a obra se inicie ainda neste ano. Com uma nova filosofia de sistema prisional, a Apac trabalha num modelo quase autossustentável e sua taxa de reincidência é de menos de 2%.