Educação

Projeto da Unipar estimula  a prática e revela talentos

Esporte promove socialização e permite melhor formação humanística dos acadêmicos

Toledo – Com parceria da Unipar – Universidade Paranaense, Toledo tem alcançado muito sucesso no parabadminton. A modalidade tem formado atletas de alto nível, que se destacam em competições nacionais. 
Os treinos são realizados na Unipar com acompanhamento do projeto de extensão AMA (Atividades Motoras Adaptadas), ligado ao curso de Educação Física. Acadêmicos participam dos trabalhos, sob supervisão do técnico Fábio Bento, egresso do curso.
“Quando começamos a pensar o projeto, nosso principal objetivo era promover melhoria de qualidade de vida, oferecendo atividades lúdicas em diversas modalidades esportivas”, diz o diretor da Unipar, professor Roberto Niero. 
Na avaliação do professor, com o projeto a Unipar ajuda na formação do ser humano para interagir com a sociedade. “A iniciativa também faz com que os acadêmicos do curso de Educação Física possam vivenciar experiências, que com certeza encontrarão, depois de formados, no mercado de trabalho”.

Rendimento 

Após algum tempo de implantação, o AMA passou a despertar interesse pelo esporte de rendimento. E investiu na ideia, imprimindo mais rigor nos treinos. Logo, surgiram as oportunidades para competições e a consciência para os integrantes se organizarem, através de associações – uma maneira legal para buscar recursos.

“Hoje, podemos afirmar que conseguimos oferecer aos nossos acadêmicos um laboratório de pesquisa que contribui para os grandes resultados através da performance atlética e, o mais importante, inserir essas pessoas na sociedade, conscientizando-as da sua importância”, enfatiza o diretor.

Segundo ele, por este e tantos outros projetos que atendem à comunidade, a Unipar sempre se destacou – e se destaca – por ser “uma universidade humana”, que retribui o que recebe da sociedade: “Por isso que nossos profissionais são preferidos no mercado; trabalhamos com base no atrelamento dos pilares fundamentais de uma instituição de ensino superior: ensino, pesquisa e extensão. Nossos acadêmicos têm a oportunidade de vivenciar importantes experiências através desses projetos”.

Motivação 

Foi exatamente essa vivência que motivou o egresso e ex-estagiário do projeto, hoje treinador da equipe de parabadminton, Fábio Bento. Durante o estágio, Bento diz ter se apaixonado pela prática e decidiu seguir trabalhando no paratletismo. Bem-sucedido, se orgulha da decisão, contando que tem estimulado os praticantes a explorar ao máximo seus potenciais e, com isso, vem descobrindo talentos. 

Na comissão técnica, Bento conta com o auxílio de estagiários de Educação Física. “Como eu me interessei pela prática, vejo que os estudantes também podem encontrar no esporte um trabalho que consigam fazer com dedicação. Ao acompanhar os treinos eles conseguem relacionar teoria e prática e conhecer como funcionam os trabalhos de alto rendimento”.

Sobre a parceria, o treinador revela que ela é muito importante, pois presta todo o suporte teórico e acadêmico: “Na Unipar, contamos com um ambiente adequado para treino, já que a estrutura é adaptada para os deficientes físicos e isso facilita o acesso. Além disso, podemos utilizar a academia da Unipar, um espaço que também integra a prática”.