Saúde

Projeto da Unioeste promove encontro virtual de pacientes com familiares

Foz do Iguaçu – O projeto de extensão é da Unioeste promove visita virtual entre pacientes de covid-19 e familiares. Denominada “Humanização à assistência dos pacientes hospitalizados com Covid-19”, a iniciativa está em atividade no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu desde a última semana.

“Na enfermaria, o paciente pode ficar com telefone celular, mas, quando ele vai para setores mais críticos, já não pode utilizar o telefone. Então, estamos fazendo esse vínculo com a família com o objetivo de diminuir a ansiedade de ambos”, explica a professora Mara Cristina Ripoli Meira, do curso de Enfermagem do câmpus da Unioeste de Foz, que coordena o projeto. “A gente sabe a importância da família nesse momento”.

Ela explica que a enfermeira Karin Aline Zilli, chefe da UTI do Hospital Municipal de Foz, já desenvolvia essa atividade para alguns pacientes mais graves, porém, com o aumento significativo de internados, ficou inviável.

Para atender a parte dessa demanda, alunos do curso de Enfermagem da Unioeste, que fazem parte de outros projetos dentro do hospital e, portanto, já vacinados, estarão cinco dias por semana atuando nessa ação.

“Eles conduzem as ligações, garantindo que seja um momento de incentivo e apoio do paciente. A expectativa é de que, com essa ação, haja uma redução da angústia dos familiares, minimizando uma pequena parcela do impacto psicológico da pandemia e garantindo maior humanização à internação desses pacientes”, explica a enfermeira.

A professora Mara acrescenta que a ideia de realizar o trabalho foi da acadêmica do 3º ano do curso de Enfermagem Fabiana Coltro Bezagio. A estudante cumpria estágio no hospital e sentiu a necessidade desse vínculo entre a família e o paciente. “É um momento angustiante, de muito medo. Em alguns momentos, os familiares escreviam uma cartinha e eu a levava para o paciente, lia algumas, gravei áudio de familiares… Fui fazendo isso e vi o quão importante era para os pacientes e para a família e daí surgiu a ideia do projeto”, comenta a estudante.

O projeto conta com patrocínio do empresário José Marcos Sarabia e a Itaipu, que cederam os telefones celulares, e a Fundação de Saúde (Hospital Municipal), que está fornecendo os chips dos telefones e vale-transporte aos acadêmicos participantes do projeto.