Cotidiano

Projeto cria incentivos para renovação de frota

A ideia inicial foi apresentada por Padovani a Michel Temer por ocasião da inauguração da fábrica da Klabin em Telêmaco Borba

Brasília – Uma reunião na manhã de ontem, na sede do Ministério da Indústria e do Comércio, propiciou a apresentação e a discussão de sugestões para o aperfeiçoamento do projeto do deputado federal cascavelense Nelson Padovani destinado a facilitar a renovação da frota nacional. Participaram o ministro Marcos Pereira e representantes de 19 entidades do setor automobilístico, entre elas Anfavea, Fenabrave, Sindipeças e CNT.

Durante o debate foram aprovadas algumas sugestões para incrementar o projeto, já protocolado na Câmara Federal e prevê a substituição dos veículos com mais de 17 anos de uso por veículos novos mediante redução de impostos federais. Ônibus, vans, vagões de trens e carretas rodoviárias, que não estão contemplados na proposta original, também serão incluídos.

A ideia inicial foi apresentada por Padovani a Michel Temer por ocasião da inauguração da fábrica da Klabin em Telêmaco Borba. “Expliquei ao presidente que os veículos antigos representam um perigo no trânsito, poluem demais, têm uma manutenção cara e não representam arrecadação para o governo federal, que, ao abrir mão de parte do imposto da venda de novos veículos, vai impulsionar toda a cadeia produtiva e gerar milhões de empregos no setor, aumentando a arrecadação nos demais setores”, disse Padovani.

O presidente da Anfavea, Antonio Carlos Megale, ressaltou que o projeto vem ao encontro do Programa de Renovação que a entidade pleiteia há algum tempo para retomar as vendas e recuperar esse importante segmento da economia. Sua opinião foi compactuada pelos demais representantes participantes do debate.

URGÊNCIA

Ao fim da reunião de ontem, o ministro Marcos Pereira determinou à sua equipe que prepare um estudo definitivo sobre o tema para ser apresentado ao presidente Michel Temer até o fim da próxima semana, a fim de que o projeto de Nelson Padovani seja aperfeiçoado e tramite em regime de urgência na Câmara.