Cotidiano

Projeto com alunos almeja um trânsito menos violento

A ação envolve duas mil crianças em palestras, vídeos educativos, além da simulação de um circuito de trânsito

Santa Terezinha – Alunos das escolas municipais de Santa Terezinha de Itaipu  participam do projeto “Cidadania e Educação para o Trânsito”. Até o dia 21 de setembro a iniciativa pretende alcançar com atividades dentro e fora da sala de aula as mais de duas mil crianças atendidas da pré-escola ao 5º ano na rede municipal. A iniciativa envolve palestras, vídeos educativos sobre o trânsito, além da simulação de um circuito de trânsito no pátio das instituições, possibilitando que os alunos coloquem em prática os conhecimentos obtidos.

“Santa Terezinha está passando por transformações no trânsito do perímetro urbano, o que motiva ações educativas como essa, voltadas à cidadania e a educação no trânsito”, afirma a secretária municipal de Educação, Simara Cordeiro. A gestora da educação municipal reforça que as ações educativas têm como caminho a construção da cidadania, com ênfase nos valores morais e éticos que fundamentam a sociedade e que transcendem o mero conhecimento das leis, das regras e da sinalização.

“Sabendo do importante papel transformador da escola e da educação na sociedade, nos últimos anos, dentro das políticas educacionais, o trânsito tem sido abordado como um tema transversal para colaborar na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito”, explica Simara Cordeiro.

Parceria

Desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, Detran-PR, Foztrans (Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu), Demutran (Departamento Municipal de Trânsito de Santa Terezinha de Itaipu), equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, direção e professores das escolas municipais, a ação tem como objetivo despertar uma nova consciência viária que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo no trânsito. Para a instrutora das atividades que são desenvolvidas nas escolas, cabo Silvana Lima da Silva, do Pelotão de Trânsito de Foz do Iguaçu, as crianças são fundamentais no processo de transformação dos maus hábitos adotados por muitos motoristas enquanto estão na direção. “Elas aprendem a importância do cinto de segurança e que não se pode falar ao celular e ingerir bebida alcoólica e dirigir, por exemplo, e se transformam em agentes multiplicadores dessas informações, cobrando as atitudes erradas dos pais”, afirma a policial.

Dia Nacional do Trânsito

O projeto realizado na rede escolar do município precede o Dia Nacional do Trânsito, comemorado em 25 de setembro e que está inserido na Semana Nacional do Trânsito (entre 18 e 25 de setembro). Para essa semana, o Demutran também já está elaborando uma programação de atividades de conscientização social sobre os cuidados básicos que todo o motorista e pedestre deve ter no trânsito.