Cotidiano

Projeto atenderá alunos da escola Gladis Maria Tibola

Parceria tem o objetivo de detectar e intervir precocemente nas dificuldades de linguagem

Cascavel – Assinado na quarta-feira (11) na Secretaria de Educação, o convênio do Município com a Faculdade São Fidélis, o Grupo Educacional Censupeg, e o Instituto Kco Viegas, de Cascavel. A parceria tem o objetivo de detectar e intervir precocemente nas dificuldades de linguagem, comportamento motor e socioemocionais de crianças de seis a oito anos.

O projeto teve início em São Fidélis (RJ) e hoje também é realizado em Botucatu (SP). Em Cascavel, a Escola Gladis Maria Tibola será a primeira a receber os benefícios como curso de formação continuada para professores, oferecido pelo Censupeg e Faculdade São Fidélis, sendo que a ideia é de aumentar o atendimento para até três escolas no segundo semestre do ano que vem.

“Queremos tornar Cascavel uma referência na identificação desses problemas, mas referência com qualidade. Para isso, traremos para cá o que há de mais moderno na área”, relata o professor responsável pelo projeto, Fabrício Bruno Cardoso.

“Essa parceria possui uma importância fundamental, assim como outras ações do Instituto Kco Viegas desenvolvidas já há algum tempo e nós só temos a agradecer”, disse o secretário de Educação, Valdecir Nath.

De acordo com a Pasta, o convênio não envolve valores por parte do Município, sendo que apenas cabe à secretaria disponibilizar a estrutura para realização do projeto.

Ainda participaram da cerimônia de assinatura do convênio, o presidente do Instituto Kco Viegas, Dr. José de Jesus Lopes Viegas, e a psicopedagoga da instituição, Sonia Viegas.

As dificuldades

A diretora da Escola Gladis Maria Tibola, Ana Paula Koren, apontou sobre necessidade do projeto.

“Esse conhecimento é preciso diante das dificuldades como a formação dos profissionais, conhecimento dos pais, envolvimento da família, contexto social que a criança vive”.

Na instituição de ensino será realizada uma avaliação com as crianças apontar as possíveis dificuldades que interferem no aprendizado.

(Com informações de Marcelo Machado)