Cotidiano

Projeto, aprovado na Câmara vai resolver problema de abelhas e vespas na cidade

A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou ontem, em primeira discussão e por unanimidade, O Projeto de Lei 145/2017 que pretende resolver um problema recorrente na cidade: a presença de abelhas vespas. O projeto, de autoria do vereador Celso Dal Molin, tomou conta de boa parte das discussões.

“Sabe-se que um ataque de enxames de abelhas ou vespas tem o poder de matar, e em pessoas alérgicas, uma picada apenas pode ser fatal. Por ser questão de saúde pública, faz-se necessário que o município faça esse tipo de atendimento à população”, afirma o vereador proponente da lei.

Histórias de ataques de abelhas foram detalhadas por alguns vereadores. Jaime Vasatta afirmou que são necessárias pessoas habilitadas para fazer o resgate dos animais e lembrou que não se deve colocar fogo ou veneno nos enxames, o que é crime ambiental.

Isso fez o vereador Mazzuti lembrar um caso que ele presenciou no Conjunto São Francisco onde as abelhas atacaram um rapaz que tentou colocar veneno no enxame que estava em um poste. Segundo ele, o rapaz fugiu de moto do ataque e foi “perseguido” pelas abelhas até a casa. Ele contou a história para ilustrar a necessidade de pessoas habilitadas para manusear os enxames.

O projeto

De acordo com o projeto, “para fins de remoção das colmeias de abelhas e de vespas, deverá ser comunicado o órgão ambiental municipal competente ou a Defesa Civil de Cascavel”. Uma emenda apresentada e que deve ser votada hoje complementa o texto, afirmando, “o Município fica autorizado a firmar convênio com a Associação de Apicultores de Cascavel, a fim de viabilizar a destinação sustentável e legal das abelhas capturadas, assim como possíveis parcerias pata a remoção das colmeias”.