Cotidiano

Projeto ajuda empresas a traçar estratégias

Curitiba – São inúmeros os dados, chamados de big data, que influenciam diretamente o dia a dia de uma empresa. Muitas vezes, o que difere uma companhia da outra é o que cada uma consegue fazer com esses dados para elaborar estratégias e atingir resultados. Aliados às tecnologias de análise, esses dados podem beneficiar o setor industrial de três formas distintas: por meio da automação inteligente de decisões, aceleração de inovações e intensificação das competências da força de trabalho. Por isso, para beneficiar as indústrias, os Observatórios do Sistema Fiep lançaram um projeto de big data chamado Sala Prospectiva.

“O cenário econômico brasileiro, a demanda por maior competitividade da indústria nacional no mercado internacional e a restrição de recursos do estado nos induzem, como departamento de pesquisa do Sistema Indústria, a darmos passos cada vez mais assertivos em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de capacidades analíticas e que estejam em consonância com as principais tendências tecnológicas mundiais”, diz Kleber Canuto, cientista de dados e coordenador dos projetos de Tecnologia da Informação dos Observatórios do Sistema Fiep.

O Big Data pode ajudar na tomada de decisão estratégica das empresas de diferentes formas, mas, neste momento de crise, pode-se destacar três: com o mapeamento de oportunidades na exploração de novos mercados nacionais e internacionais; com a compreensão das estratégias que empresas de seus setores estão adotando neste momento de crise; e, quando possível, análises históricas e preditivas do mercado em que as empresas atuam.