Cotidiano

Programas sociais reduzem conta de energia de 270 mil famílias

Iniciativas contemplam descontos para consumidores de baixa renda e produtores rurais

Curitiba – Os programas sociais da Copel reduziram o valor da conta de luz para mais de 270 mil famílias de todo o Paraná no primeiro semestre de 2015. As iniciativas contemplam a concessão de descontos na fatura de energia para consumidores de baixa renda e produtores rurais e, também, projetos para reduzir o desperdício de eletricidade.

A Tarifa Social de Energia Elétrica, regulamentada por legislação federal, concede descontos progressivos na conta de luz para 240 mil clientes de baixa renda a cada mês, em média.

No Paraná, o benefício da Tarifa Social é mais amplo, graças ao Programa Luz Fraterna, do governo do Estado, que paga integralmente a fatura mensal de consumidores de baixa renda que consomem até 120 kilowatt/hora (kWh) no mês. No primeiro semestre de 2015, em média, 133 mil famílias foram beneficiadas pela iniciativa estadual a cada mês, resultando em uma economia de R$ 16 milhões em seus gastos com energia.

A chefe de família Rosimeire Gonçalves do Carmo é uma das beneficiárias da Tarifa Social e do Luz Fraterna. Zeladora em um hospital de Maringá, Rosimeire e seus dois filhos fazem do consumo consciente uma prática diária. Ela garante que, dessa forma, mantém o benefício de desconto integral consumindo dentro da faixa limite de 120 kWh e ainda orienta os seus vizinhos para hábitos mais conscientes.

“Depois dos aumentos da tarifa, todo mundo está atento à conta de luz”, observa.

No meio rural

Os incentivos para economizar nos gastos com energia também contemplam os pequenos produtores rurais. O programa Tarifa Rural Noturna concede desconto de 60% para o consumo de eletricidade para a produção agrícola entre 21h30 e 6h, em propriedades ligadas à rede de baixa tensão da Copel.

O produtor de hortaliças Milton Miyazaki considera o programa um diferencial competitivo na atividade familiar desenvolvida há cerca de seis anos na área rural de Cascavel, onde possui quatro alqueires de terras. Com a Tarifa Rural Noturna, Milton economiza até R$ 200 por mês.