Variedades

Programação em abril lembra o Dia da Terra

Toledo – Será realizado de 18 a 22 de abril um evento especial com atividades artísticas e de formação em busca da harmonia pessoal e mais qualidade de vida, além do lançamento de um livro de autoria do professor Marcelo Grondin e da socióloga Moema Viezzer. “Queremos fazer um evento para os jovens e para as famílias, integrando pais e filhos, valorizando também a cultura indígena, mostrando uma opção de lazer saudável para os jovens e para as famílias”, ressalta a organizadora, Selma Fernandes Cavalli.

Os cursos são abertos à comunidade, mediante inscrição prévia, com vagas limitadas. Exceto o show, a programação será realizada no Espaço Natural Kahena, que fica na Rua Ângelo Donin, 512, no Jardim Concórdia, em Toledo.

Programação de cursos e atividades culturais

No dia 18, às 20h, o evento começa com uma palestra com médica psiquiatra Eleonor Luzes sobre “Ciência do Início da Vida”, objeto de sua tese de doutorado.

A “Ciência do Início da Vida” é uma nova disciplina que reúne o conhecimento de mais de 20 anos de pesquisa acadêmica e resulta numa ciência com mais de 2 mil referências bibliográficas, aliada às tradições na preparação à concepção consciente, gestação, parto natural, aleitamento materno e cuidados nos três primeiros anos de vida.

Essa palestra visa tornar pais ou mães responsáveis e buscar novos caminhos para ter filhos com plena saúde física, mental e espiritual. A inscrição pode ser feita com a doação de roupas infantis (de zero a 13 anos), fraldas descartáveis infantis ou alimentos não perecíveis. No total, serão 170 vagas.

Meditação

No dia 19, às 20h, será realizada meditação com o tema “Animal de Poder”, com Tânia Rainha, que é instrutora da Máster & Science, certificada pelo Think Institute, dos EUA (Estados Unidos da América). Essa técnica promove o equilíbrio, o bem-estar e a expansão da consciência.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente ao custo de R$ 35. As vagas também são limitadas.

No dia 20, a partir das 20h, será realizado um show com Marina Elali, no Teatro Municipal de Toledo. A renda obtida na venda dos ingressos para o show será usada para a compra de instrumentos musicais visando à implantação do projeto na Aldeia Indígena de Guaíra e também para as despesas da publicação do livro de Marcelo Grondin e Moema Viezzer.

Kahena Nature Fest

No dia 21, data em que se comemora o Dia do Índio, será realizado o Kahena Nature Fest, no Espaço Natural Kahena. A programação começa às 16h e se estende até as 22h, com diversas atrações culturais, valorizando a natureza e a cultura indígena.

Serão realizadas apresentações artísticas, circo, dança, com música eletrônica sob o comando de três DJs, entre outras atrações. Não será permitida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no local.

Dia Internacional da Mãe Terra

A programação se encerra no dia 22 durante as comemorações do “Dia Internacional da Mãe Terra”, quando serão realizadas atividades culturais e recreativas, durante todo o dia.