Cotidiano

Programa vai capacitar gestores ambientais

O Governo do Paraná, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a Itaipu, lançou nesta semana, em Foz do Iguaçu, o Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais. A iniciativa, que vai abranger cidades de todo o Estado, teve início pelos municípios do Oeste do Paraná, com um treinamento presencial, ontem, no Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu.

A solenidade de lançamento contou com a presença do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; do ministro da Saúde, Ricardo Barros; do governador do Paraná, Beto Richa; da vice-governadora, Cida Borghetti; do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Vianna; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano; e do prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, entre outras autoridades.

Segundo o ministro Sarney Filho, o PNC é um programa de grande importância para o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama, que engloba os órgãos ambientais das três esferas de governo). “É uma iniciativa que deverá consolidar a gestão ambiental compartilhada entre órgãos federais, estaduais e municipais.

Além disso, é um programa que trabalha com foco em questões específicas, como facilitar o acesso dos municípios a recursos para projetos, e no empoderamento dos órgãos municipais”, explicou o ministro, que enfatizou a necessidade de participação de todos para o enfrentamento das mudanças climáticas.