Cotidiano

Programa vai atender jovens e adultos de rua

Em breve, Cascavel vai ganhar um programa específico para atender jovens e adultos que perambulam pelas ruas da cidade. Aprovado em primeira votação na sessão de ontem da Câmara, o ConstRUA Cidadão será executado pelas secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico com apoio da Agência do Trabalhador, Albergue Noturno, Sesi, Senai e Senac.

“São muitos os casos de crianças, jovens, adultos e famílias que se encontram em situação de rua e estão em um ambiente de vulnerabilidade social e podem ser vítimas de preconceito, violência, consumo de álcool e drogas, doenças psiquiátricas e abuso”, justifica o Executivo, ressaltando que a ideia é desenvolver ações que possam reinserir essas pessoas no mercado de trabalho.

São diretrizes do ConstRUA Cidadão fomentar o direito aos benefícios socioassistenciais, à documentação civil, ao Cad Único (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), à capacitação profissional, às ações de geração de renda, à bolsa-auxílio, a uniformes e a equipamentos e proteção individual e à convivência familiar e comunitária.

BENEFICIÁRIOS

São beneficiadas pelo programa as pessoas de rua que se encontram em extrema pobreza, com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e utilizam as unidades de acolhimento noturno ou os logradouros públicos por não terem moradia.

MUSEU HISTÓRICO

Durante a sessão de ontem, o vereador Paulo Porto destacou a captação de R$ 1,065 milhão em verbas federais do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para o Museu Histórico de Cascavel. “Uma cidade sem memória é uma cidade sem história e a história serve para construirmos de forma consciente nosso presente. Por isso, é tão importante garantir o registro e a divulgação da nossa identidade e origem”, ressaltou o parlamentar, destacando a atuação da coordenadora do Museu, Silvia Prado, na obtenção desses recursos.