Política

Programa Remédio em Casa começará em junho

O objetivo do programa é levar mais comodidade e facilidade de acesso

Marechal Cândido Rondon – A Secretaria de Saúde de Marechal Rondon anuncia mais uma iniciativa: o Programa “Remédio em Casa”. Pacientes hipertensos, diabéticos, pessoas acima dos 60 anos, acamados, cadeirantes e domiciliados terão direito ao medicamento.

O objetivo do programa é levar mais comodidade e facilidade de acesso ao que é oferecido pela rede pública de saúde, em especial ao público-alvo, que corresponde hoje a 3.086 pessoas. “Serão entregues os medicamentos em formato de comprimidos, que não precisam de controle de temperatura. Não estão diretamente envolvidos os psicotrópicos, que precisam da receita azul ou branca e de antibióticos, que precisam ser dispensados na Farmácia Básica, na presença do farmacêutico”, explica a secretária de Saúde, Marciane Specht.

Projeto-piloto

Num primeiro momento, dentro dos próximos 90 dias a partir da implantação do serviço, previsto para entrar em funcionamento em junho, os pacientes que estão sendo acompanhados pelas unidades de saúde de Porto Mendes, Margarida e Jardim Marechal passarão a receber os medicamentos por um motoboy. “Nas demais unidades de saúde, o programa está previsto para entrar em ação até o fim deste ano”, explica.

Paciente que for acamado ou domiciliado, tiver algum outro tipo dificuldade de locomoção e fazer uso de fraldas, suplementos alimentares, equipos de soro ou mesmo fracos de dietas, também receberão esses materiais em casa.

Para que o projeto possa entrar em execução de fato em todo o Município, o poder público fará a contratação de um farmacêutico e de dois assistentes administrativos, a serem chamados via concurso público.

Ao todo, 3.086 pessoas estão nessa lista para receberem os medicamentos: “Elas não precisarão ir atrás de nada para receberem os medicamentos. Automaticamente passarão a receber o benefício, assim que o programa entrar em execução”, explica Marciane.