Cotidiano

Programa que integra forças da região completa um ano

Conceito de território envolve, mais que marcos geográficos, potenciais e cultura

Cascavel – Cerca de 450 pessoas de toda a região participaram, na noite de terça-feira, no Teatro Municipal de Cascavel, de uma data especial para um programa que tem por função ajudar a organizar, a refletir e a instigar o processo de desenvolvimento no território.

O Fórum Oeste em Desenvolvimento, que comemora o primeiro ano de atividades do POD, foi conduzido pelo presidente Mario César Costenaro, que falou sobre os primeiros resultados já alcançados por uma ação que reúne entidades, cooperativas, instituições de ensino e setor público.

O Programa Oeste em Desenvolvimento integra as forças de uma região que produz muito e que, na mesma medida, tem inúmeros desafios estruturais para resolver.

“Essa sinergia é um passo decisivo para crescermos de forma integrada e para gerarmos oportunidades e avanços em toda a região”.

O POD é uma ação sem dono, que supera vaidades e que se traduz na maturidade do Oeste paranaense, resumiu Mario. Território não se refere apenas ao marco geográfico, mas às potencialidades e às questões culturais presentes na região.

“É um compromisso de nós mesmos fazermos o futuro que queremos acontecer”.

Mario apresentou alguns dos resultados desse primeiro ano de trabalho, com ações centradas principalmente na câmara técnica de proteína animal e no eixo estruturante de energias renováveis.

A maior vitória até aqui, conforme o presidente, é colocar na mesma mesa agricultores, técnicos e especialistas, para que possam conversar amplamente sobre possibilidades e desafios e então definir linhas de atuação que agreguem resultados à cadeia.

Além das produtivas, existem as cadeias propulsivas, redes de negócios muito grandes e que contribuem decisivamente ao Oeste ao trazer recursos de fora para o território.