Cotidiano

Programa promove capacitação para acolhimento

A capacitação ocorrerá na sede do programa, no antigo Lar dos Bebês, de 29 de agosto a 2 de setembro

Cascavel – Uma capacitação está prevista para os próximos dias para quem deseja fazer parte do programa Família Acolhedora de Cascavel. O encontro será específico para orientar quem deseja acolher adolescentes de 12 a 18 anos. “Essa é ainda a nossa maior dificuldade. Temos muitas famílias com cadastros aprovados para acolher crianças, mas nesse momento precisamos com urgência de interessados em cuidar de oito adolescentes”, afirma a coordenadora do programa em Cascavel, Neusa Cerutti.

A capacitação ocorrerá na sede do programa, no antigo Lar dos Bebês, de 29 de agosto a 2 de setembro. “Serão cinco dias de encontro das 19h às 22h”, explica Neusa.

A capacitação é gratuita, entretanto, alguns requisitos são exigidos para quem deseja se inscrever, entre eles, residir em Cascavel, ter mais de 21 anos e não possuir antecedentes criminais.

Criado em 2006, o programa tem o objetivo principal de organizar o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção determinada judicialmente em residência de famílias acolhedoras cadastradas.

O tempo de permanência depende do retorno à família de origem ou, quando isso não for mais possível, do encaminhamento para a adoção. “No caso de adolescentes, eles foram destituídos da família e o acolhimento deve ser até completarem 18 anos”, ressalta a coordenadora.

Atualmente são 222 crianças e adolescentes beneficiados, abrigados em 140 lares acolhedores em Cascavel. As famílias aprovadas recebem uma bolsa de benefício no valor de um salário mínimo. Quando o acolhimento é de adolescentes que passam por tratamento, o auxílio é de um salário mínimo e meio. Informações sobre a capacitação podem ser obtidas pelo telefone (45) 8433-6080.