Cotidiano

Programa permite que idosos tenham mais acesso à faculdade

Além de concluir o Ensino Médio, idosos poderão frequentar cursos de graduação

Foz do Iguaçu – A Universidade da Terceira Idade desenvolve projeto de extensão em parceria da Prefeitura de Foz do Iguaçu com Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e Itaipu.

O projeto, desde o início de sua implementação, previa extensão de vagas a idosos que desejam ingressar em cursos superiores, à conclusão do ensino médio e à promoção de políticas públicas que venham a despertar o interesse de idosos em participar dessas oportunidades.

A Universidade está com vagas abertas para atender quem precisa e quer terminar o ensino de nível médio, para então, ingressar em cursos de nível superior. O Curso Preparatório para Conclusão do Ensino Médio é voltado somente para àquelas pessoas que ainda não possuem o certificado de conclusão e têm mais de 60 anos.

A previsão de início das aulas é no dia 9 de setembro, quarta-feira da semana que vem, desde que a Unati feche uma turma com no mínimo 20 alunos. As aulas serão ministradas todas as quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h e deverão conter as 12 disciplinas básicas do Ensino Médio.

O curso deverá ter duração de aproximadamente seis meses, com aulas no câmpus da Unioeste em Foz do Iguaçu, em salas reservadas para atender ao projeto.

Os professores são, em grande maioria, aposentados de escolas municipais e estaduais, além de outros professores voluntários, que se sentiram sensibilizados com a ideia de voltar a dar aulas, atendendo à uma nova classe de alunos com idade acima dos 60 anos.