Cotidiano

Programa para fomento ao ensino integral não preencheu 25% das vagas

BRASÍLIA- No último dia de adesão ao Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, criado pela Medida Provisória (MP) que reforma o ensino médio, 25% das vagas regulares previstas não receberam proposta. educação

O edital abriu o atendimento para 572 escolas, mas os estados só apresentaram pedidos para 428 unidades, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC) de ontem à tarde. O prazo termina hoje (sexta-feira).

Sete estados pediram adesão de um número maior de escolas do que o limite definido no programa. Esses pedidos para vagas não previstas no edital, que determinou a quantidade máxima de colégios a serem atendidos por unidade da Federação, totalizam 67 unidades. Mas a regra é de pedir menos do que o possível. Dez estados solicitaram abaixo do limite e um, o Paraná, não fez qualquer solicitação. Nove pediram no limite, entre eles o Rio de Janeiro, que pleiteia a inserção de 30 escolas.

Problemas diversos são telatados pelos secretários sobre a não adesão ao programa anunciado com pompa e circunstância orlo presidente Michel Temer. Em São Paulo, por exemplo, que pediu menos do que podia, o calendário e matrículas de 2017 já estavam prontos. Só foi possível aderir com 12 escolas, menos da metade possível.